Gigantes da tecnologia apoiam a divulgação de conteúdos confiáveis
Gigantes da tecnologia apoiam a divulgação de conteúdos confiáveis
22/04/2020
Em tempos de quarentena e isolamento social, o medo dá espaço para o aumento no compartilhamento de notícias e conteúdos de origem duvidosa, especialmente através das redes sociais. Para combater essa prática, gigantes como Google, Twitter, Youtube e Facebook estão realizando ações de cunho social.
Como principal mecanismo de busca online, o Google destinou, no início de abril, US$ 6,5 milhões para o combate às fake news, fortalecendo instituições que checam informações.
Um exemplo de organização que recebe suporte da empresa é o Comprova, que reúne 24 veículos da imprensa brasileira na checagem de fatos. UOL, Estadão, Band News FM e outros players têm trabalhado num expediente dedicado apenas aos dados sobre a pandemia de Covid-19.
À frente das redes Facebook, Instagram e WhatsApp, o Facebook Group também vem promovendo informações de fontes confiáveis, a exemplo da conta de WhatsApp do Ministério da Saúde. Recentemente, a companhia anunciou que vai investir US$ 100 milhões na imprensa mundial.
Já o Twitter tem tomado atitudes drásticas para combater as notícias falsas. A empresa usa inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina) para acompanhar e até apagar informações incorretas sobre a pandemia.
Plataforma de vídeos extremamente popular, o Youtube vem investindo em conteúdos como saúde mental e bem-estar, com o objetivo de manter a população tranquila e segura durante a quarentena. As ações fazem parte do movimento #FiqueEmCasa.