7 lições de David Ogilvy para os profissionais da propaganda

7 lições de David Ogilvy para os profissionais da propaganda

16/10/2020

Neste sábado, 17 de outubro, comemoramos mais um Dia Nacional do Profissional de Propaganda. Publicitários, marketeiros e profissionais de mídia (out of home, digital, impressa, etc.) são homenageados nesta data, e a equipe da Acessooh não poderia ficar de fora das celebrações.

Para 2020, trazemos um compilado de ensinamentos de David Ogilvy, considerado o “pai da propaganda” em reconhecimento a sua trajetória de sucesso.

Além dos profissionais do setor, essas reflexões servem muito bem para apoiar a gestão de negócios, branding e construção de uma reputação sólida para as empresas.

Confira!

  1. “Estude o produto antes de criar a campanha”

Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente. Para realmente ganhar sua confiança, é necessário apresentar argumentos convincentes.

  1. “Fale com a linguagem que usam cotidianamente”

Simplicidade gera identificação e aproxima sua mensagem do público-alvo.

Portanto, estude a linguagem do cliente e use-a para potencializar sua comunicação.

  1. “Nunca use títulos enganosos ou irrelevantes, já que as pessoas leem muito rápido para perder tempo tratando de entender o que você queria dizer”

Valores como a ética devem guiar a carreira e o trabalho de qualquer profissional de propaganda sério, e isso fica explícito em suas criações.

Títulos com informações distorcidas, exageradas ou falsas serão rapidamente desmascarados pelo consumidor.

  1. “Construa personalidades claramente definidas para as marcas e mantenha-as com firmeza, ano após ano”

Apesar de ter falecido no final do século XX, Ogilvy deixou lições bastante atuais, como esta acima.

Uma personalidade bem delineada é um dos princípios para sustentar um branding (gestão de marca) eficiente.

  1. “Sua função é vender, não deixe que nada te distraia do único propósito da publicidade”

Claro que anúncios podem informar, educar e até apoiar causas.

Porém, sua função primordial é vender ou abrir espaço para fechar um novo negócio, e as pessoas sabem disso.

Então, nunca se esqueça de inserir um CTA (call to action) em todas as suas peças, chamando o consumidor para comprar ou conhecer a empresa anunciante.

  1. “Os publicitários que ignoram a investigação são tão perigosos quanto os generais que ignoram os sinais do inimigo”

Antes de começar qualquer trabalho, é essencial pesquisar sobre o assunto, a empresa e os interesses do target.

Caso contrário, campanhas e anúncios tendem a ficar vazios de significado, ineficazes para alcançar clientes em potencial ou até remeterem a ideias equivocadas.

  1. “Não aborde os seus leitores como se eles estivessem reunidos num estádio. Quando as pessoas leem o seu exemplar, elas estão sozinhas. Faça de conta que você está escrevendo uma carta para cada uma delas em nome do seu cliente”

Não dá para criar uma conexão com uma multidão; conexões envolvem a marca e um indivíduo por vez.

Essa ideia já foi observada por Ogilvy, que elaborou essa comparação inteligente e simples para falar sobre o valor da personalização.

Gostou de saber mais sobre os ensinamentos dessa referência no mundo da propaganda?

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