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7 tendências para entender o novo consumidor brasileiro

31/05/2019

Mais racional, analítico e equilibrado. Esse é o novo perfil de consumidor que nasce a partir da perspectiva dos jovens brasileiros da geração Z, nascidos no século XXI. Muitos deles cresceram cercados pelas novas tecnologias, o que influenciou profundamente seu comportamento – e sua jornada de compra.

De acordo com a pesquisa “Anatomia da Jornada de Compra”, realizada pela consultoria Box 1824, os brasileiros estão se reinventando na hora de consumir. Se, antes, era comum a compra por impulso, atualmente eles prezam pela razão e liberdade de escolha.

Partindo desse ponto de vista, o estudo aponta 7 grandes tendências. Confira:

1. Pensando e agindo como sócio

Em poucas palavras, significa que o consumidor compra porque se identifica e apoia as causas defendidas pela marca.

2. Z-Store: a loja pensada pelo olhar da Geração Z

Reflete a união entre o melhor das opções online e offline. Essa tendência vem sendo seguida por lojas que proporcionam experiências digitais nos pontos de venda, por exemplo.

3. Hackers de algoritmos

Em vez de ceder à ansiedade, os jovens estão estudando os algoritmos para que possam compreendê-los e, dessa forma, encontrar as melhores oportunidades de compra.

4. O tabuleiro das formas de pagamento

O brasileiro está mais preocupado com a saúde financeira. Por isso, está considerando os prós e contras de cada forma de pagamento antes de escolher a mais vantajosa. Cartões de crédito, que facilitam o endividamento, estão perdendo espaço.

5. A entrega possível em todos os lugares

Emergem novas opções de compra, criadas para aumentar a comodidade e conveniência, além de atender demandas urgentes dos compradores. É possível, por exemplo, comprar online com a um preço mais baixo e retirar na loja física, reduzindo taxas de entrega e o tempo de espera por um produto.

6. O poder dos comentários

Enquanto a confiança em instituições tradicionais (mídia, Governo, etc.) cai drasticamente, opiniões e avaliações ganham cada vez mais relevância, formando a reputação das marcas.

7. Do bom e do melhor momentaneamente

Com a priorização de experiências, as pessoas trocam posse por acesso. Nesse cenário, profissionais e empresas que ofereçam opções variadas e fora do padrão saem na frente, pois atendem a uma necessidade ou desejo momentaneamente.

Fonte: http://gente.globosat.com.br/anatomia-da-jornada-de-compra/

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