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7 tendências para entender o novo consumidor brasileiro
31/05/2019
Mais racional, analítico e equilibrado. Esse é o novo perfil de consumidor que nasce a partir da perspectiva dos jovens brasileiros da geração Z, nascidos no século XXI. Muitos deles cresceram cercados pelas novas tecnologias, o que influenciou profundamente seu comportamento – e sua jornada de compra.
De acordo com a pesquisa “Anatomia da Jornada de Compra”, realizada pela consultoria Box 1824, os brasileiros estão se reinventando na hora de consumir. Se, antes, era comum a compra por impulso, atualmente eles prezam pela razão e liberdade de escolha.
Partindo desse ponto de vista, o estudo aponta 7 grandes tendências. Confira:
1. Pensando e agindo como sócio
Em poucas palavras, significa que o consumidor compra porque se identifica e apoia as causas defendidas pela marca.
2. Z-Store: a loja pensada pelo olhar da Geração Z
Reflete a união entre o melhor das opções online e offline. Essa tendência vem sendo seguida por lojas que proporcionam experiências digitais nos pontos de venda, por exemplo.
3. Hackers de algoritmos
Em vez de ceder à ansiedade, os jovens estão estudando os algoritmos para que possam compreendê-los e, dessa forma, encontrar as melhores oportunidades de compra.
4. O tabuleiro das formas de pagamento
O brasileiro está mais preocupado com a saúde financeira. Por isso, está considerando os prós e contras de cada forma de pagamento antes de escolher a mais vantajosa. Cartões de crédito, que facilitam o endividamento, estão perdendo espaço.
5. A entrega possível em todos os lugares
Emergem novas opções de compra, criadas para aumentar a comodidade e conveniência, além de atender demandas urgentes dos compradores. É possível, por exemplo, comprar online com a um preço mais baixo e retirar na loja física, reduzindo taxas de entrega e o tempo de espera por um produto.
6. O poder dos comentários
Enquanto a confiança em instituições tradicionais (mídia, Governo, etc.) cai drasticamente, opiniões e avaliações ganham cada vez mais relevância, formando a reputação das marcas.
7. Do bom e do melhor momentaneamente
Com a priorização de experiências, as pessoas trocam posse por acesso. Nesse cenário, profissionais e empresas que ofereçam opções variadas e fora do padrão saem na frente, pois atendem a uma necessidade ou desejo momentaneamente.
Fonte: http://gente.globosat.com.br/anatomia-da-jornada-de-compra/
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