Livros que não podem faltar na estante – ou no e-reader – de todo publicitário
Experiência do usuário, marketing digital, storytelling. São muitos os conceitos que têm revolucionado o mundo da Publicidade e que, consequentemente, precisam ser dominados pelos profissionais da área.
Por outro lado, um publicitário também precisa conhecer a fundo conceitos mais antigos, se quiser atingir seu público alvo e gerar lucros para a empresa onde atua, ou para o seu negócio.
Pensando em ajudar esses profissionais a se diferenciarem no mercado, montamos uma lista com 10 livros, que mescla alguns clássicos com as tendências mais modernas do setor. Veja a seguir:
Social Media já: descomplique e produza conteúdo online
Autora: Tayara Antonello
Editora COMDPI
Em 159 páginas, a autora traz insights e conselhos para produzir conteúdos que engajam nas redes sociais, que hoje se tornaram um importante canal de comunicação entre profissionais, marcas e seus clientes. A obra também fala sobre ferramentas para turbinar suas peças online.
A Cauda Longa
Autor: Chris Anderson
Editora Elsevier/Alta Books
Neste best-seller internacional, Anderson apresenta um dos mais atuais conceitos sobre negócios – o modelo cauda longa. Conforme explica o autor e editor chefe da revista Wired, o termo descreve um fenômeno no qual a receita obtida com diversos produtos de nicho (para públicos segmentados) e com volume de vendas baixo, equivale àquela gerada por poucos produtos populares, que fazem sucesso.
Na Toca dos Leões
Autor: Fernando Morais
Editora Planeta do Brasil
Esta obra é uma biografia da premiada agência de propaganda W/Brasil (atual WMcCann). Ao longo de mais de 400 páginas, mostra o universo da publicidade de maneira realista, desconstruindo o glamour e superficialidade que normalmente são associados à área. Dentre os fatos abordados estão curiosidades sobre a vida e detalhes inéditos sobre o sequestro de Washington Olivetto – um dos fundadores da W/Brasil.
A Publicidade É Um Cadáver Que Nos Sorri
Autor: Oliviero Toscani
Editora Ediouro – Singular
Polêmico, este livro mostra campanhas publicitárias produzidas pelo fotógrafo Oliviero Toscani, com destaque para as mais provocadoras. Traz uma reflexão importante sobre limites versus propagandas que chamem a atenção do consumidor.
Confissões de um publicitário
Autor: David Ogilvy
Editora: Bertrand Brasil
Escrito por um dos publicitários mais famosos do mundo, este clássico tem como objetivo compartilhar as ideias e descobertas de Ogilvy com profissionais de comunicação e marketing. A obra é um importante relato de um gênio do setor, que viveu experiências marcantes durante o momento de globalização da propaganda.
Propaganda Ilimitada, V.1
Autor: Francesc Petit
Editora Futura
Ao longo de 30 capítulos, o autor aborda conceitos básicos e dificuldades presentes no dia a dia de quem trabalha na construção de campanhas, como designers, redatores e profissionais de marketing. Petit também conta experiências que viveu durante sua carreira neste mercado, tão competitivo e complexo.
Contágio – Por que as coisas pegam
Autor: Jonah Berger
Editora Leya Casa da Palavra
De fácil leitura, a obra analisa o que leva as pessoas a compartilhem ideias, opiniões, serviços e produtos, numa era em que não prestam muita atenção na mídia tradicional paga. Apontando seis princípios básicos que fazem qualquer coisa se tornar contagiosa, Berger mostra os segredos por trás de conteúdos virais e da transmissão social.
Marketing 3.0
Autor: Philip Kotler
Editora Campus
Obra de referência para quem trabalha com propaganda e marketing atualmente, aborda o novo modelo de marketing, forjado no fato de os consumidores buscarem, cada vez mais, serviços e produtos que, além de satisfazer necessidades básicas, atendam sua demanda por criatividade, idealismo, comunidade e participação.
Storytelling – Histórias que deixam marcas
Autor: Adilson Xavier
Editora Best Business
Quem não se lembra de alguma narrativa da Disney, Coca-Cola ou Havaianas? O storytelling, ou o ato de contar histórias das marcas, tem se tornado cada vez mais importante para a construção da reputação de empresas, conquista e fidelização de clientes. Este livro é uma boa pedida para quem trabalha com conteúdo e/ou deseja aperfeiçoar suas técnicas de escrita, a fim de criar narrativas cativantes e eficazes.
Deu branco!
Autor: Waldemar Ciglioni Jr.
Editora Alínea
Falando de uma forma bem honesta sobre as famosas crises criativas, a obra tem a intenção de inspirar publicitários e estudantes para que superem aquele terrível momento de dar “branco” e criem campanhas inovadoras. A ideia é incentivar a busca por ideias criativas.
Abaixo, indicamos mais títulos, para quem deseja se aprofundar:
Propaganda, de David H. Schaefer, William F. Arens e Michael F. Weigold
Mad Men, de Jerry Della Femina
O Deus da Criação, de Adilson Xavier
Oportunidades Disfarçadas, de Carlos Domingos
Estratégias semióticas da publicidade, de Lucia Santaella e Winfried Nöth
Criatividade S.A, de Ed Catmull
Abri minha agência, e agora?, de Antônio Lino
Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações, Mitsuru Higuchi Yanaze
A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda, de Jon Steel
A Essência do Planejamento de Mídia, de Arnold M. Barban, Steven M. Cristol e Frank J. Kopec
Os 8Ps do Marketing Digital, de Conrado Adolpho
Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações, de Mitsuru Higushi
Do Caos à Criação Publicitária, de João Anzanello Carrascoza
Brandsense – Os segredos sensoriais que nos levam a comprar, de Martin Lindstrom
Shopper marketing: a nova estratégia integrada de marketing para a conquista do cliente no ponto de venda, de Rafael D’Andrea, Matheus Alberto Cônsoli e Leandro Angotti Guissoni
O Futuro dos Preços Free – Grátis, de Chris Anderson
Persuasão na publicidade: 33 técnicas psicológicas de convencer, de Marc Andrews, Matthijs van Leeuwen, Rick van Baaren
A alma do negócio, de Alberto Villas
Vida de publicitário, de Fillipe Luis
Pequenas agências, grandes resultados, de de Antônio Lino Pinto
O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg
O Livro Azul da Propaganda, de Steve Lance e Jeff Woll
Cartas a um jovem publicitário, de Roberto Duailbi
Como criar um portfólio e entrar no mundo profissional, de Fig Taylor
A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom
A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
YouTube e a revolução digital, de Joshua Green e Jean Burgess
Propaganda é isso aí!, de Zeca Martins
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!