Data-driven marketing e OOH: construindo oportunidades de aproximação para sua marca
Data-driven marketing e OOH: construindo oportunidades de aproximação para sua marca
01/09/2020
Já ouviu falar em data-driven marketing?
Esse conceito utiliza a inteligência de dados para guiar os esforços de comunicação e marketing de uma organização, combinando dados de diferentes origens.
São os famosos first, second e third party data, que ajudam as empresas a compreender o comportamento do target a partir de diferentes perspectivas e se antecipar a tendências.
Para explicar melhor, vamos explicar cada canal de origem dos dados:
First-party data
Dados coletados entre os clientes da base de uma organização, por ela própria.
Também conhecidos como dados primários, eles fornecem insights valiosos sobre as preferências daqueles que já se relacionam com a marca.
Geralmente, são captados através de ferramentas de monitoramento como o Google Analytics, Facebook Analytics e Youtube Analytics.
Second-party data
São dados secundários, fornecidos por companhias parceiras que, normalmente, não são concorrentes diretas.
Por terem parte do público-alvo em comum, elas trocam informações para que ambas tenham um conhecimento um pouco mais expandido sobre o target.
Third-party data
Correspondem aos dados levantados por empresas especializadas em pesquisas, que analisam o mercado sob uma perspectiva ampla.
São elas que, muitas vezes, oferecem um ponto de partida para começar a estudar um recorte de um público amplo, apresentando hábitos e costumes, por exemplo, de moradores de determinada cidade.
As organizações que trabalham com dados terciários possuem uma série de ferramentas para aquisição e cruzamento de dados, permitindo análises estratégicas a respeito de um mercado.
Combinando first e third-party data
Sozinhas, as modalidades de dados já têm capacidade para transformar qualquer estratégia de marketing, pois agregam informações extremamente relevantes e apontam caminhos para aproximar marcas e consumidores que se interessam por suas soluções.
Imagine, então, o potencial da união entre duas delas!
Como os dados secundários dependem de uma parceria direta, a solução mais viável é combinar os primários e terciários, ou seja, aqueles gerados pela sua empresa e os mais amplos, que descrevem sua área de atuação.
O resultado são conteúdos e campanhas adaptados aos gostos de quem já é cliente, sem deixar de lado elementos que atraem mais pessoas.
Nas peças veiculadas em canais de mídia out of home, essa já é uma realidade, graças a ferramentas que utilizam a inteligência de dados e o contexto.
É o caso, por exemplo, de campanhas que se valem da geolocalização para traçar perfis de deslocamento do público-alvo e, em seguida, exibem mensagens direcionadas a ele em diversos pontos desse trajeto – outdoors, relógios de rua, abrigos de ônibus, etc.
Dentro da Acessooh, nossa equipe conta com uma base de dados e as ferramentas necessárias para combinar first e third party data, impulsionando sua campanha.
Fale com a gente para saber mais!