Dicas para impulsionar as vendas omnichannel

Dicas para impulsionar as vendas omnichannel

13/01/2021

Omnichannel é um termo emprestado do inglês que descreve uma dinâmica realizada através de diferentes canais online e offline. Ela se dá, por exemplo, quando vemos um anúncio em outdoor (offline), pesquisamos pelo produto exposto no Google (online), acessamos as opções disponíveis no site da marca (online), encomendamos o item e o retiramos na loja física (offline).

Esse conceito já era tendência antes da pandemia pelo coronavírus, mas ganhou importância em 2020. Segundo estudo divulgado pela Citreo, 56% dos brasileiros fizeram as primeiras compras via e-commerce de janeiro a junho daquele ano.

Não significa, porém, que a loja física tenha ficado para trás, pois o mesmo levantamento indicou que 69% dos entrevistados sentem falta de comprar presencialmente.

Conforme comentou Tiago Cardoso, diretor-geral da Criteo para a América Latina, ao portal Meio & Mensagem:

“Esperamos ver um aumento nos níveis de venda em lojas físicas no período pós-pandemia, levando em consideração que os consumidores também sentem falta do contato e das interações humanas”.

Veja, a seguir, dicas do executivo para atrair o consumidor ao seu estabelecimento físico, priorizando experiências omnichannel para atender as necessidades e desejos dele:

  • Investir em opções de marketing digital e publicidade online
  • Oferecer medidas de segurança e higiene dentro das lojas físicas
  • Dar a opção de pagamento digital, sem toque
  • Permitir que os produtos sejam adquiridos e pagos no site, mas retirados em sistema drive-thru
  • Criar ofertas exclusivas para as compras offline ou retirada na loja
  • Construir e manter a presença digital, mesmo que sua marca não faça vendas pela internet
  • Aderir ao social commerce – canais de vendas dentro de aplicativos de mensagens e redes sociais.