Ranking do Cenp-Meios tem novas regras

Ranking do Cenp-Meios tem novas regras

05/01/2021

O universo da mídia out of home, tradicional, online e offline conta, agora, com uma lista de agências de publicidade baseada em uma nova estrutura. Desde dezembro, o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e a Kantar IBOPE Mídia alteraram a maneira de cálculo dos valores correspondentes à compra de mídia.

A partir da próxima edição da pesquisa Cenp-Meios, que deverá sair em março, o ranking das agências vai aparecer sem valores literais. No entanto, as somas serão mostradas em forma de estimativa, partindo de dados da ferramenta Monitor Evolution.

As mudanças foram realizadas após manifestação de duas entidades relevantes para o setor – Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Conforme explicou o presidente do Cenp, Caio Barsotti, a divulgação da lista vai seguir três regras:

  • Os valores informados serão calculados sem interferência humana, por meio de automatização
  • Informações sobre a remuneração das agências não serão apresentadas
  • Dados sensíveis não serão divulgados.