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5 habilidades comportamentais para quem trabalha com marketing
22/02/2019
Já ouviu falar em soft skills? Podemos dizer que são habilidades de comportamento e, por isso mesmo, difíceis de avaliar e mensurar. Empreendedores e especialistas em recursos humanos costumam dizer que muitas pessoas são contratadas por terem bons hard skills, e demitidas por não desenvolverem soft skills. Ou seja, entram nas empresas por terem uma formação técnica e currículo invejáveis, mas saem pela falta de inteligência emocional.
Desenvolver a inteligência emocional é um fator crítico em qualquer área de mercado, mas impacta especialmente os segmentos que lidam com atendimento e criatividade. Num mundo cada vez mais dinâmico, os profissionais de comunicação, publicidade e marketing precisam ficar atentos e trabalhar suas habilidades de comportamento.
Conheça as principais, de acordo com executivos de grandes empresas do setor:
1. Resiliência
Parafraseando o dono das maiores redes sociais da atualidade, Mark Zuckerberg, “em um mundo que está mudando rapidamente, a única estratégia que certamente vai falhar é não correr riscos”.
Nesse cenário, a capacidade de se adaptar a essas mudanças, assumindo riscos e superando falhas rapidamente, é essencial. O nome dessa qualidade é resiliência, e você pode aprimorar a sua tendo uma postura mais positiva diante dos problemas. Lembre-se que é a partir deles que surgem as melhores oportunidades.
2. Criatividade
Sim, esta também é uma competência técnica do pessoal de propaganda e marketing. Mas aqueles que desenvolvem uma visão criativa sobre o mundo são profissionais diferenciados. Isso significa investir em referências fora do universo da comunicação, já que saídas inovadoras podem nascer de um mix entre referências e um novo olhar sobre antigas questões.
3. Empatia
Essa é uma das maiores aliadas para fugir das gafes e produzir campanhas que realmente se conectam ao público-alvo. A empatia também é uma forma de olhar sob novas perspectivas, já que implica em se colocar no lugar do outro para compreender seus desejos e necessidades.
4. Compreensão dos dados e métricas
Os grandes players do mundo digital entenderam, há bastante tempo, que dados são poder. Basta observar o exemplo da Alphabet, dona da marca Google, que prioriza seus investimentos nos dados desde o início da companhia, duas décadas atrás.
Portanto, o diferencial é saber o que fazer com tantos números, ou seja, separar o que é interessante e direcionar para as métricas e KPIs.
5. Engajamento
Com a popularização das redes sociais, essa palavra ganhou relevância. O engajamento se refere a um envolvimento genuíno com marcas, conteúdos ou, no caso dos soft skills, com a
equipe. Essa é uma qualidade de todo bom líder: ele consegue envolver e levar motivação para os colegas e clientes.
E você, acrescentaria alguma habilidade a essa lista? Deixe um comentário!
Fontes: https://forbes.uol.com.br/carreira/2017/07/6-soft-skills-mais-requisitadas-pelo-mercado/
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