Conheça as principais tendências do varejo pós pandemia
Conheça as principais tendências do varejo pós pandemia
12/01/2021
Digitais, ágeis, conectadas e interativas. Assim deverão ser as vendas e a dinâmica de relacionamento entre marcas do varejo e clientes nos próximos anos, como um reflexo das transformações que esse macro setor vem sofrendo desde o início da pandemia de Covid-19.
Diante das quarentenas e fechamento dos estabelecimentos não essenciais à sobrevivência, empresas de todos os portes reconheceram a necessidade de reinventar suas ações. Em vez de focar nas compras presenciais, foi preciso se adaptar ao distanciamento social, criando oportunidades de aproximação de maneiras diferentes.
Nesse contexto, a digitalização foi acelerada, alta demanda para serviços delivery e novos formatos para se conectar ao consumidor. E, como observa Adriane Pasquarelli, do AdAge, neste artigo, muitas tendências vieram para ficar.
A seguir, confira as principais.
- Os funcionários da loja do futuro
Mais do que simples vendedores ou atendentes, os funcionários passam a assumir funções inusitadas para conquistar o cliente, treinando as pessoas para que utilizem aplicativos ou conduzindo-as em viagens virtuais guiadas pelas lojas.
O objetivo é oferecer uma experiência de compra positiva e marcante.
- O social commerce está aqui para ficar
Grande parte do público-alvo das marcas se encontra em uma ou mais redes sociais, portanto, vender através delas é uma estratégia certeira que ganhou relevância no contexto da pandemia pelo coronavírus.
Ações pensadas para o social commerce podem ser integradas a outros canais, como sites e até pontos físicos, forjando oportunidades de interação e relacionamento com o cliente.
- Encontrando o consumidor onde ele quiser estar
A rotina junto a serviços de entrega mostrou que o consumidor gosta de escolher o que deseja receber em casa, retirar na loja e o que prefere comprar num local físico.
Portanto, é interessante que todas as opções estejam integradas e disponíveis para satisfazer mesmo as pessoas mais exigentes.
- Ligando o marketing ao inventário
Logística e controle de estoque devem estar cada vez mais afinados ao marketing, principalmente a grandes campanhas breves ou sazonais, para evitar uma experiência de compra frustrante.
Caso contrário, os estoques podem acabar diante do aumento da demanda por um item, provocando impressões negativas em quem for buscá-lo num canal de venda – seja ele online ou offline.
- Flexibilidade com a mídia
Diante de um cenário de alta imprevisibilidade, o mix de mídia deve ser reavaliado e, sempre que necessário, repensado para alcançar o target.
Alternativas de marketing digital, marketing de afiliados, parcerias entre marcas e divulgação por intermédio de influencers estão em voga, rendendo resultados expressivos nos últimos meses.
Além do mais, o retorno das pessoas às ruas tende a dar maior visibilidade à mídia out of home, que leva mensagens curtas e impactantes ao consumidor em momentos de ócio, o que ajuda a conquistar sua atenção.
E você, já sente esses efeitos no seu negócio? Quais tendências pretende adotar para crescer em 2021?
Se precisar de uma mãozinha para impulsionar seu mix de mídia, vale a pena conhecer as possibilidades do out of home e aumentar a eficiência das suas campanhas.
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