Entender as perspectivas, assuntos e ferramentas em alta para este novo ano é fundamental para criar campanhas de mídia out of home, outros canais offline e online de forma assertiva. Para tanto, vale observar as tendências apontadas pelo relatório anual Marketing Trends, elaborado pela Kantar para orientar os esforços ao longo dos próximos 12 meses.
Acompanhe a seguir os 10 tópicos destacados pelo estudo:
- IA generativa no processo criativo: as opções de inteligências artificiais com análise de dados potencializada pelo aprendizado de máquina (machine learning) ampliam as possibilidades de criação para várias modalidades de peças e campanhas
- Foco nas causas relevantes: segundo a Kantar, 80% do público está disposto a comprar de empresas que dão apoio a causas com relevância social
- Autenticidade: cada vez mais, os consumidores cobram por posicionamento das marcas, e se aproximam daquelas que compartilham pontos de vista semelhantes aos seus. Contudo, é preciso cautela para evitar consequências como o cancelamento nas redes sociais
- Mudança nas métricas priorizadas: engajamento e atenção ganham ainda mais importância, em detrimento de métricas pouco expressivas como a visualização
- Valorização da sustentabilidade: fatores como o aquecimento global e mudanças climáticas extremas evidenciam a necessidade de cumprir compromissos ambientais, o que se estende às empresas
- Aposta na inovação disruptiva: outra tendência que seguirá ganhando força é o investimento em atividades disruptivas como um diferencial para os negócios
- Quebra de paradigmas: empresas que ousarem desafiar o status quo, abraçando novas oportunidades e metodologias a partir da rápida tomada de decisões, terão maiores chances de crescer
- Gerenciamento de preço: além de ressaltar o valor de seus produtos e serviços, é essencial que as organizações definam os preços de maneira inteligente para aumentar o custo-benefício aos olhos do cliente
- Buscadores e IA: a combinação entre essas tecnologias amplia os pontos de contato com o público-alvo, e cabe às empresas investir nos locais para os quais o consumidor volta a atenção
- Investimento em retail mídia: a mídia de varejo será destino do investimento de 60% dos profissionais de marketing da América Latina, de acordo com o relatório.
Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/as-10-tendencias-de-marketing-para-2024-segundo-a-kantar