IA, valores culturais e outras tendências de marketing para 2024

10/01/2024

Entender as perspectivas, assuntos e ferramentas em alta para este novo ano é fundamental para criar campanhas de mídia out of home, outros canais offline e online de forma assertiva. Para tanto, vale observar as tendências apontadas pelo relatório anual Marketing Trends, elaborado pela Kantar para orientar os esforços ao longo dos próximos 12 meses.

Acompanhe a seguir os 10 tópicos destacados pelo estudo:

  1. IA generativa no processo criativo: as opções de inteligências artificiais com análise de dados potencializada pelo aprendizado de máquina (machine learning) ampliam as possibilidades de criação para várias modalidades de peças e campanhas
  2. Foco nas causas relevantes: segundo a Kantar, 80% do público está disposto a comprar de empresas que dão apoio a causas com relevância social
  3. Autenticidade: cada vez mais, os consumidores cobram por posicionamento das marcas, e se aproximam daquelas que compartilham pontos de vista semelhantes aos seus. Contudo, é preciso cautela para evitar consequências como o cancelamento nas redes sociais
  4. Mudança nas métricas priorizadas: engajamento e atenção ganham ainda mais importância, em detrimento de métricas pouco expressivas como a visualização
  5. Valorização da sustentabilidade: fatores como o aquecimento global e mudanças climáticas extremas evidenciam a necessidade de cumprir compromissos ambientais, o que se estende às empresas
  6. Aposta na inovação disruptiva: outra tendência que seguirá ganhando força é o investimento em atividades disruptivas como um diferencial para os negócios
  7. Quebra de paradigmas: empresas que ousarem desafiar o status quo, abraçando novas oportunidades e metodologias a partir da rápida tomada de decisões, terão maiores chances de crescer
  8. Gerenciamento de preço: além de ressaltar o valor de seus produtos e serviços, é essencial que as organizações definam os preços de maneira inteligente para aumentar o custo-benefício aos olhos do cliente
  9. Buscadores e IA: a combinação entre essas tecnologias amplia os pontos de contato com o público-alvo, e cabe às empresas investir nos locais para os quais o consumidor volta a atenção
  10. Investimento em retail mídia: a mídia de varejo será destino do investimento de 60% dos profissionais de marketing da América Latina, de acordo com o relatório.

Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/as-10-tendencias-de-marketing-para-2024-segundo-a-kantar