Setembro amarelo: vagão personalizado amplia conversa sobre depressão
Setembro amarelo: vagão personalizado amplia conversa sobre depressão
23/09/2020
“Você só fala em suicídio para chamar a atenção”. Essas e outras frases cobrem as paredes de um vagão da Linha 4-Amarela do metrô paulista, numa ação out of home para requalificar o debate sobre depressão.
Junto a outras atividades, o vagão personalizado compõe o Movimento Falar Inspira Vida, iniciativa que quer derrubar estereótipos expressos em comentários corriqueiros, através de informação de qualidade.
Para impulsionar o compartilhamento das informações, especialistas que participam da ação criaram um guia, que está disponível para o público neste link.
O Movimento Falar Inspira Vida é resultado de parceria entre Janssen, Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), Centro de Valorização da Vida (CVV), departamento de psiquiatria da Unifesp, Instituto Crônicos do Dia a Dia (CDD), Instituto Vita Alere, Vitalk e revista Veja Saúde.
A ideia é superar o tabu que cerca a temática, levando conscientização a familiares, amigos e à população sobre a importância de compreender e conversar com pacientes afetados pela depressão.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo têm a doença, sendo 11,5 milhões de brasileiros.
Segundo Marta Axthelm, presidente da Abrata, “é comum as pessoas próximas, geralmente familiares, acharem que a pessoa com depressão está exagerando, fazendo corpo mole ou está com preguiça. Há um grande desconhecimento. No entanto, quando eles começam a buscar informação e a entender que a depressão é uma doença, que afeta não só o paciente, mas toda a família, e que há possibilidade de tratamento as coisas começam a mudar”.
Veja como ficou o vagão tematizado no vídeo abaixo:
Fonte: https://propmark.com.br/anunciantes/campanha-quer-requalificar-conversa-sobre-depressao/