Acessooh Mídia Out Of Home Para Sua Empresa

Dia do profissional de propaganda: conheça 3 histórias sobre a origem dessa disciplina

17/10/2018

Você sabe de onde veio a propaganda? Ao que parece, essa disciplina, importante para disseminar ideias e marcas, é tão antiga quanto a comunicação humana, e suas origens são incertas. Registros da Antiguidade sugerem que os primeiros anúncios – peças para influenciar a opinião pública – foram criados em pedras e outros tipos de cartazes, ou seja, em mídia out of home!

A seguir, conheça três histórias sobre o surgimento da propaganda no mundo.

A inscrição de Behistun

O texto, inscrito numa pedra com 15 m de altura por 25 m de largura, é acompanhado de um baixo relevo do rei Dario em tamanho real, dois servos e 10 figuras de um metro, representando os povos conquistados, além do deus Aúra-Masda, que flutua sobre a ilustração. Dario governou o Império Aquemênida de 521 a 486 a.C.

Localizada na a província de Kermanshah, no Irã, no monte Behistun, a inscrição conta a história da ascensão de Dario ao trono. A mensagem foi escrita em três línguas diferentes: babilônio, persa antigo e elamita.

A Congregação Religiosa

Este artigo relata um pouco do empenho da igreja católica, que criou uma congregação para propagar a fé no século XVI.

Aliás, o nome “propaganda”, teria começado a ser usado na ocasião, para classificar as teses protestantes de Lutero, que produziu uma série de documentos contestando práticas do catolicismo.

A palavra “propaganda” vem do latim, “propagare”, que significa plantar uma muda para que nasça uma nova árvore.

Como resposta, a igreja católica fundou a Congregação Religiosa, que tinha por missão difundir ensinamentos do papa e imprimir livros com essas doutrinas, fazendo oposição à Reforma Luterana.

Anúncios em jornais

A atual parceria entre veículos de imprensa e publicidade conta mais uma história interessante; ela teria dado origem aos anúncios que conhecemos, usados para fins comerciais.

Segundo relatos, os jornais ingleses foram os primeiros a receber as peças publicitárias, por volta de 1650. Na época, os jornais contavam com apenas seis anúncios por dia.

Essa quantidade aumentou bastante nos 100 anos seguintes e, em 1750, era comum encontrar mais de 50 peças de publicidade em cada edição.

Conhece mais algum relato sobre a origem da propaganda? Deixe um comentário!

Fale conosco para potencializar sua campanha de mídia!

Fontes: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/historia-publicidade-e-propaganda/

http://www.bocc.ubi.pt/pag/silva-coutinho-raizes-historicas-da-propaganda-no-brasil-e-no-mundo.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inscri%C3%A7%C3%A3o_de_Behistun

Gostaria de Conhecer Mais Sobre Campanha e Mídia Out Of Home?

[inbound_forms id=”884″ name=”Newsletters”]