4 campanhas de social OOH que são orgulho para os publicitários

4 campanhas de social OOH que são orgulho para os publicitários

01/02/2021

Mídia out of home foi uma das primeiras formas de publicidade que a humanidade experimentou, desde os pioneiros recados em murais e anúncios em cartazes. Neste Dia do Publicitário (celebrado em 1º de fevereiro), nossa homenagem vem em formato de campanhas criativas que fizeram a diferença durante os últimos meses ao falar da pandemia de Covid-19.

Conscientização e impacto social foram alguns ganhos dessas peças, que usaram conselhos, tecnologia e bom humor para disseminar as recomendações de órgãos de saúde na luta contra o coronavírus.

A seguir, confira 4 dessas iniciativas espetaculares.

  1. Incentivo ao uso de máscaras faciais

Ao longo de 2020, a sociedade conheceu a importância de se proteger da Covid através do uso de máscara facial, que pode impedir contaminações ou minimizar o contato com o vírus.

Mas o acessório foi alvo de reclamações em vários locais, em especial pela sensação de desconforto ao respirar, já que a maioria das pessoas não estava habituada a usar o item com frequência.

Para acabar com as impressões ruins, o Twitter decidiu transformar tweets em outdoors com mensagens positivas sobre a máscara.

Confira alguns exemplos abaixo e em nossa matéria sobre o case.

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  1. Higienização das mãos

Outra medida eficaz para romper com a cadeia de contágio do coronavírus é lavar as mãos, ato que previne a entrada do agente no organismo através dos olhos, nariz ou boca.

Para ajudar na higienização, mobiliários urbanos da JCDecaux espalharam frases curtas e diretas pelas ruas das principais capitais brasileiras, junto a opções como um esterilizador de objetos que usa raios UV.

Olha só um exemplo:

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  1. Álcool em gel acessível

Pensando, também, em dar uma força para que os usuários de transporte público pudessem descontaminar as mãos e braços, uma ação da Prefeitura carioca instalou totens contendo dispensers de álcool em gel em estações do BRT.

Os dispositivos fizeram parte da campanha “Rio contra o Corona”, que distribuiu milhares de doses nos meses de maio e junho de 2020.

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  1. Apoio ao #FicaEmCasa

Outro recurso bastante difundido por autoridades de saúde foi o distanciamento social, reforçado por quarentenas e fechamento de locais públicos.

Embora seja essencial para quebrar a cadeia de transmissão da Covid-19, essa recomendação acabou isolando muita gente, com impactos para a saúde mental e emocional.

A fim de amenizar a situação, o Burger King criou uma iniciativa inusitada. Batizada de “Rei da Call”, a campanha disponibilizou cupons com frete grátis para os clientes que usassem panos de fundo com canais de mídia out of home durante uma videochamada.

Bastava entrar no Twitter do BK, baixar as imagens e tirar um print enquanto realizava a call. Em seguida, a foto deveria ser compartilhada nas redes sociais com a #ReiDaCall para aproveitar o desconto.

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