3 Desafios da digitalização – e como podem ser superados pela sua empresa
3 Desafios da digitalização – e como podem ser superados pela sua empresa
14/01/2021
A adesão ao digital tomou conta do mercado, não há dúvida. Diante das medidas de isolamento social, mesmo os negócios resistentes à era das vendas online e omnichannel tiveram que se render e investir em presença na internet.
Mas simplesmente ter um site e página na rede social mais utilizada pelo público-alvo não bastam para oferecer uma experiência de compra positiva, o que facilita a fidelização do consumidor.
Em geral, empresas de todos os setores enfrentam desafios como:
- Integração entre canais diferentes
- Publicidade sem personalização
- Falhas em sites e outros ambientes digitais.
Pensando nisso, compilamos insights de Sabrina Balhes, head de digital media da Nielsen, concedidos por meio de entrevista ao portal Meio & Mensagem, para superar essas barreiras e ter sucesso na sua estratégia digital.
Acompanhe abaixo.
- Integração entre canais diferentes
“O maior desafio é trabalhar a experiência omnichannel de forma fluida e inteligente”.
Na frase acima, a executiva da Nielsen aponta para a necessidade de integrar todos os canais, permitindo, por exemplo, que uma compra seja iniciada online e finalizada offline.
Para isso, vale implantar ferramentas de reconhecimento do cliente, tanto nos canais digitais quanto presencialmente, para conferir fluidez ao processo e mostrar que o consumidor não é apenas um número para a sua equipe.
Automatização, inteligência artificial e geolocalização são alguns dos mecanismos que facilitam a derrubada dessa barreira.
- Publicidade sem personalização
Como menciona Sabrina, a publicidade deve ser feita “de forma cada vez mais personalizada, focando nos segmentos mais rentáveis e adaptando as mensagens e produtos oferecidos às preferências individuais de cada pessoa.”
A dica, então, é deixar as suposições de lado e apostar em dados que mostrem caminhos para atrair e ganhar a lealdade dos leads – em outras palavras, use a inteligência de dados a seu favor.
- Falhas em sites e outros ambientes digitais
Sites, aplicativos e páginas de social commerce devem ser guiados pela simplicidade para facilitar o fechamento de negócios, afinal, não há o facilitador humano.
Portanto, vale facilitar o login, substituindo formulários por perfis nas redes sociais ou pedindo poucas informações para permitir o acesso aos canais.
Não se esqueça de usar uma linguagem adequada ao seu público, destacar os botões e pontos de interação, inserir CTAs (call to action) interessantes e integrar meios de pagamento reconhecidos no mercado.