3 Desafios da digitalização – e como podem ser superados pela sua empresa

3 Desafios da digitalização – e como podem ser superados pela sua empresa

14/01/2021

A adesão ao digital tomou conta do mercado, não há dúvida. Diante das medidas de isolamento social, mesmo os negócios resistentes à era das vendas online e omnichannel tiveram que se render e investir em presença na internet.

Mas simplesmente ter um site e página na rede social mais utilizada pelo público-alvo não bastam para oferecer uma experiência de compra positiva, o que facilita a fidelização do consumidor.

Em geral, empresas de todos os setores enfrentam desafios como:

  • Integração entre canais diferentes
  • Publicidade sem personalização
  • Falhas em sites e outros ambientes digitais.

Pensando nisso, compilamos insights de Sabrina Balhes, head de digital media da Nielsen, concedidos por meio de entrevista ao portal Meio & Mensagem, para superar essas barreiras e ter sucesso na sua estratégia digital.

Acompanhe abaixo.

  1. Integração entre canais diferentes

“O maior desafio é trabalhar a experiência omnichannel de forma fluida e inteligente”.

Na frase acima, a executiva da Nielsen aponta para a necessidade de integrar todos os canais, permitindo, por exemplo, que uma compra seja iniciada online e finalizada offline.

Para isso, vale implantar ferramentas de reconhecimento do cliente, tanto nos canais digitais quanto presencialmente, para conferir fluidez ao processo e mostrar que o consumidor não é apenas um número para a sua equipe.

Automatização, inteligência artificial e geolocalização são alguns dos mecanismos que facilitam a derrubada dessa barreira.

  1. Publicidade sem personalização

Como menciona Sabrina, a publicidade deve ser feita “de forma cada vez mais personalizada, focando nos segmentos mais rentáveis e adaptando as mensagens e produtos oferecidos às preferências individuais de cada pessoa.”

A dica, então, é deixar as suposições de lado e apostar em dados que mostrem caminhos para atrair e ganhar a lealdade dos leads – em outras palavras, use a inteligência de dados a seu favor.

  1. Falhas em sites e outros ambientes digitais

Sites, aplicativos e páginas de social commerce devem ser guiados pela simplicidade para facilitar o fechamento de negócios, afinal, não há o facilitador humano.

Portanto, vale facilitar o login, substituindo formulários por perfis nas redes sociais ou pedindo poucas informações para permitir o acesso aos canais.

Não se esqueça de usar uma linguagem adequada ao seu público, destacar os botões e pontos de interação, inserir CTAs (call to action) interessantes e integrar meios de pagamento reconhecidos no mercado.