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8 Dicas para melhorar o trabalho em equipe

12/09/2018

Quem não gosta de se sentir acolhido, de desenvolver o potencial num ambiente agradável? No entanto, nem sempre o clima dentro das empresas é o melhor, e um dos fatores que afetam esse clima são as relações interpessoais. Num mercado competitivo como o de hoje, no qual várias agências concorrem de forma acirrada, produzindo anúncios para redes sociais, internet, televisão, mídia out of home e outros, é essencial aprender a trabalhar em equipe.

Mas também sabemos que isso não é nada fácil. Para ajudar você e seus colegas a lidar melhor com o grupo, reunimos as dicas a seguir:

  1. Aprenda a lidar com as emoções

Existem vários tipos de inteligência, e um deles é a inteligência emocional. Conhecer melhor a si mesmo ajuda a desenvolver o autocontrole e manter a calma durante situações extremas ou divergências.

  1. Respeite as diferenças

São as diferenças que ajudam qualquer equipe a ser mais criativa, pois, a partir delas, surgem soluções novas. Valorizar as características dos seus colegas de trabalho pode, inclusive, inspirar você e resultar em crescimento pessoal.

  1. Conheça suas funções e metas

E, claro, cumpra cada uma delas. Às vezes, uma simples organização, com atribuição das tarefas de cada um, já evita vários desentendimentos.

  1. Dê o seu melhor

Faça isso por você mesmo. Muita gente se irrita com a empresa, colegas ou clientes, e esquece que, com uma postura negativa e desinteresse, prejudicam a si próprias – além, é claro, da equipe da qual fazem parte.

  1. Aprenda a dividir

Você já deve ter ouvido que não se conquista nada sozinho. Normalmente, quando falamos em dividir, dá aquela impressão de perda. Mas tenha em mente que, num time, você também divide as tarefas, anseios e responsabilidades.

  1. Pense antes de criticar

Palavras e opiniões em tom de crítica podem causar discussões e mal-estar, principalmente quando ditas a um grupo. Reflita e, se a crítica for mesmo necessária, pode ser feita em particular, ou de forma generalista, para não expor o colega em público. Considere, também, lembrar as qualidades das pessoas.

  1. Esteja aberto ao diálogo

E, quando for preciso, esclareça fatos e situações confusas. Assim como você, seus colegas não sabem o que os demais pensam.

  1. Desenvolva a proatividade

Você é uma pessoa única e cheia de ideias. Esteja pronto a assumir e propor novos desafios! Assim, você motiva não apenas a equipe, como também a si mesmo.

Você acrescentaria alguma dica à nossa lista? Deixe um comentário!

Veja, também, nossas dicas para sair da rotina e deixar seus dias mais leves: https://acessooh.com.br/onze-dicas-para-sair-da-rotina/

Fontes: http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/trabalho-equipe-habilidade-essencial-mercado-trabalho/

https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/dicas-para-o-trabalho-em-equipe/

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