• Link to Facebook
  • Link to Instagram
  • Link to Youtube
  • Link to LinkedIn
  • Link to WhatsApp
(11) 96322-5740
ACESSOOH - Mídia Out of Home Para Sua Campanha
  • MEIO OUT OF HOME
  • Publicidade
  • ACESSOOH
  • CONTATO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Curiosidade OOH, OOH, Out of Home

Do Egito antigo até os outdoors – Conheça um pouco da história por trás da mídia out of home

Acessooh

A mídia exterior passou por diversas transformações para se tornar como a conhecemos hoje – outdoors, empenas, anúncios em pontos de ônibus, metrô, etc. Alguns dos registros mais antigos se originaram no Egito, há milhares de anos. Para tornar leis e tratados públicos, eram feitas inscrições nos obeliscos de pedra. Mais tarde, na Idade Média, objetos precursores da mídia out of home (OOH) eram colocados do lado de fora das casas para indicar que produtos os vizinhos poderiam encontrar ali; se houvesse um ramo verde, haveria vinho; se fosse um ramo de oliveira, os moradores vendiam azeite.

Ainda na era medieval, um formato bem semelhante aos nossos atuais cartazes foi criado: uma soma de retângulos e tiras de metal com espaço para que qualquer pessoa deixasse sua mensagem em carvão ficava disponível em muros. Cartazes feitos de papel serviam aos interesses de dois grandes poderes da época, Estado e Igreja, veiculando ações de senhores feudais para a compra de indulgências.

Os cartazes deram um salto de qualidade quando Gutenberg criou a impressão de tipo móvel, em 1450. No entanto, essa forma de mídia era composta apenas por textos tipográficos acrescidos de uma vinheta, até que, em 1796, surgiu o cartaz ilustrado. O mercado foi crescendo rapidamente, levando à regulamentação do ofício de colador de cartazes na Europa, em 1772.

MÍDIA OOH EM SOLO BRASILEIRO

A vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, também coincide com a inauguração das primeiras tipografias nacionais. No começo do século XX, o país já contava com seus primeiros anúncios de mídia exterior, veiculados nos famosos bondes.

Mas o Brasil só foi conhecer sua primeira empresa especializada em outdoors lá pela década de 1930, quando Marta Paturan de Oliveira e Ernesto Emílio De Feo e Nicola Citadini fundaram a Publix, na capital paulista. Na época, Amadeo Guiliermo trouxe conhecimentos do exterior sobre cartazes e paineis, que permanecem até hoje – antes, os outdoors tinham formato oval, eram pequenos e inseridos em postes, acredite se quiser!

Um ano emblemático para a mídia exterior no Brasil foi 1936, quando foi instalado o primeiro painel com aplique. Naquele tempo, foi criada também uma escola de letristas e ilustradores de cartazes, a fim de atender à demanda pelas peças, feitas de maneira artesanal. Surgiram, ainda, quadros de duas e quatro folhas, graças ao conhecimento adquirido por algumas gráficas que trabalhavam com cartazes.

Anos depois, a possibilidade de cartazes com oito folhas gerou interesse em grandes empresas, como a Rhodia, Alpargatas e Sidney Ross (quem não se lembra do Melhoral, Sonrisal e Sal de Frutas Andrews? Eles se tornaram conhecidos, inicialmente, devido à publicidade em outdoors).

Desde então, a mídia OOH tem experimentado crescimento pelo país. O aumento desordenado de anúncios pelas ruas e a competição entre empresas do setor, acrescidos da falta de padronização e poluição visual nas grandes cidades brasileiras, levou às atuais regulamentações e normas específicas, que padronizaram os formatos de mídia exterior disponíveis para comercialização.

Hoje, os anúncios OOH estão por toda a parte e apresentam grande variedade, indo desde um cartaz num ônibus numa pequena cidade, até grandes painéis e empenas digitais nas metrópoles. Recentemente, Brasília/DF recebeu o maior painel DOOH (digital out of home) de alta resolução do Brasil, que conta com nada menos que 22,80m de altura e 10,80m de largura! Veja detalhes nesta matéria:

15 de junho de 2018
Tags: curiosidade, digital out of home, DOOH, história, ooh, out of home, publicidade em outdoors
https://acessooh.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Blog-3.jpg 334 831 Hoosseca https://acessooh.com.br/wp-content/uploads/2025/04/Logo.png Hoosseca2018-06-15 15:24:472018-06-15 19:05:27Do Egito antigo até os outdoors – Conheça um pouco da história por trás da mídia out of home
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

  • Acessooh
    Mídia no aeroporto de Belo Horizonte será administrada pela Neooh28 de abril de 2025 - 23:01
  • Acessooh
    Campanha OOH celebra a música brasileira em São Paulo11 de abril de 2025 - 10:11
  • Acessooh
    Campanha DOOH reforça conexão com o público nas ruas9 de abril de 2025 - 13:13

Facebook

Agência especializada em estratégia e soluções em Mídia Out Of Home (OOH).

Informações

  • Segunda à Sexta das 08:00 às 19:00
  • (11) 96322-5740
  • (11) 96322-5740
  • R. Jaceru, 225 – Brooklin Paulista, São Paulo – SP, 04705-000
  • luciano@acessooh.com.br

Páginas

  • Início
  • Acessooh
  • Cases de sucesso
  • Equipe
  • Contato

Fique por dentro

  • Meio OOH
  • Publicidade
Quero falar com a Acessooh

Redes Sociais

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Agência Filiada


CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão


IVC - Instituto Verificador de Comunicação


ABOOH - Associação Brasileira de Out Of Home


Central de Outdoor
2025 © Acessooh. Todos os Direitos Reservados - By Agência Webgui
Link to: 6 motivos para abandonar o transporte convencional e ir trabalhar de bike Link to: 6 motivos para abandonar o transporte convencional e ir trabalhar de bike 6 motivos para abandonar o transporte convencional e ir trabalhar de bikemotivos para ir trabalhar de bike Link to: Mídia Out of Home e mobile: parceria de sucesso Link to: Mídia Out of Home e mobile: parceria de sucesso Mídia Out of HomeMídia Out of Home e mobile: parceria de sucesso
Scroll to top Scroll to top Scroll to top