,

15 filmes que todo publicitário precisa assistir

filmes que todo publicitário

Criar peças e campanhas inspiradoras exige profissionais inspirados. E nada como um bom filme para nos fazer rir, chorar e refletir, ao mesmo tempo em que nos distraímos e relaxamos.

Juntamos a necessidade ao prazer e montamos a lista abaixo, com títulos que vão ajudar publicitários e outros colegas da área de Comunicação a fortalecer uma visão crítica, pensar fora da caixa e produzir materiais que gerem identidade e engajamento junto ao consumidor.

Dá uma olhada:

 

  1. No (2012)

Indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, este longa chileno aborda o potencial de um publicitário super criativo, e como suas ideias mudaram a opinião pública sobre um assunto de extrema importância: um plebiscito para decidir a continuidade – ou não – do mandato de um presidente.

 

  1. Cidadão Kane (1941)

Este clássico é um dos filmes que precisa ser visto por qualquer profissional de Comunicação. Com foco na força do protagonista, é um referencial do ponto de vista da narrativa e da arte, com enquadramentos de dar inveja a muitos longas atuais.

 

  1. A rede social (2010)

A polêmica história da criação do Facebook é assunto deste longa. Além de inspirar ideias diferentes e um espírito empreendedor, o filme dá dicas sobre o funcionamento da maior rede social do mundo.

 

  1. Muito loucos (1990)

Conta a trajetória de um publicitário que decide falar somente a verdade sobre os produtos nas suas campanhas. Ao contrário do esperado, a ideia dá certo, mesmo com uma equipe formada num hospício!

 

  1. Se eu fosse você (2006)

Para quem prefere um enredo nacional, vale a pena assistir (mesmo que não pela primeira vez) esta comédia estrelada por Tony Ramos e Gloria Pires. O casal é dono de uma agência de publicidade e, diante da demanda de um grande cliente por uma campanha para o público feminino, vivencia uma troca de corpos.

 

  1. Do que as mulheres gostam (2001)

Falando em se colocar no lugar do cliente, esta trama dá uma bela lição de empatia. Na narrativa, um publicitário interpretado por Mel Gibson adquire a capacidade de ler os pensamentos das mulheres, passando a ouvir mais e repensar sua forma de ver o mundo.

 

  1. Branded (2012)

Num futuro imaginário, o consumismo dominou, literalmente, a sociedade. Nenhum lugar está livre de anúncios dos mais variados tipos. Um ex-publicitário surge para desvendar a trama por trás desse cenário, lutando contra o sistema imposto. Este longa serve para repensar os propósitos e limites da publicidade.

 

  1. Como fazer carreira em publicidade (1989)

Em forma de comédia, o filme mostra a vida e as dificuldades de um publicitário. Sem inspiração para criar o slogan de uma campanha sobre um creme para espinhas, o profissional vive sob estresse, o que afeta seus relacionamentos e saúde. Um resumo de como a carreira pode ser desafiadora – e engraçada.

 

  1. O Comerciante (2001)

Questões éticas são o mote deste longa, que narra a difícil escolha entre questões de trabalho e particulares. O protagonista, um jovem publicitário, se vê dividido quando aplica uma mesma ideia para uma campanha de um grande cliente e o lançamento da exposição de sua nova namorada.

 

  1. Lemonade (2009)

Com um nome bem apropriado, este documentário apresenta, de forma realista, o drama e as dificuldades de um profissional que perde seu emprego. É interessante por desmistificar aquela ideia glamourosa que, muitas vezes, rodeia a carreira publicitária.

 

  1. Art & Copy (2009)

Também do gênero documentário, o longa aborda um tema essencial para qualquer profissional que atue no campo da propaganda: a criatividade. Mostra como publicitários norte-americanos enxergam a necessidade de campanhas e formatos inovadores no contexto atual.

 

  1. Obrigado por fumar (2005)

Você já precisou criar uma campanha para um produto ou serviço que faz mal à saúde? Independente da resposta, vale a pena assistir essa trama e conhecer os inúmeros desafios da publicidade e do marketing para convencer o consumidor a adquirir um item ou se relacionar com uma marca.

 

  1. 1,99 – Um Supermercado Que Vende Palavras (2004)

Numa crítica ácida à profissão, o longa mostra uma loja aonde, em vez de produtos, são vendidas caixas vazias com slogans batidos, como “você conhece, você confia”. Cheio de ironias, o filme apresenta o efeito do consumismo levado ao extremo.

 

  1. Amor por contrato (2009)

Esta trama leva o conceito da propaganda a outro nível. Uma empresa contrata quatro pessoas para representarem uma família perfeita e influenciarem os moradores de uma cidade pequena. A ideia é que se tornem referenciais, de forma que seus vizinhos desejem consumir os mesmos produtos e serviços que a família.

 

  1. Três anúncios para um crime (2018)

O mais recente filme da nossa lista teve nada menos que sete indicações ao Oscar! A história mostra uma mãe desesperada que, a fim de encontrar o assassino de sua filha, aluga três outdoors para veicular suas próprias peças e não deixar que o crime seja esquecido. O longa ressalta a versatilidade da propaganda, que pode servir aos mais diversos propósitos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *